A EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento foi criada em Outubro de 2000 por um conjuntoimg-eos_01 de pessoas com preocupações humanistas universais relacionadas com o desenvolvimento e a igualdade de género. A participação da EOS, por via de vários dos seus elementos, no coletivo REDE – Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, conjuntamente com a falta de disponibilidade de vários dos restantes membros da organização, resultou na inatividade da mesma até 2014 sem, no entanto, ter sido tomada a opção de extinção.

Passados quinze anos, um conjunto de pessoas mostrou interesse em reabilitar a atividade da Associação, por considerar que 2015 se tratava de um ano decisivo para a igualdade entre mulheres e homens, e para o empoderamento e os direitos humanos das mulheres.

Efetivamente, a conjuntura constituia um momento especial, de balanco do cumprimento e de prestação de contas face aos múltiplos compromissos assumidos no quadro de várias organizações internacionais, com destaque para as Nações Unidas, o Conselho da Europa e a União Europeia. Este era um ano, também, de definição de novas orientações, que se pretende venham a ser congregadoras de vontades, de esforços, de recursos e de ações, tendo agora como horizonte e meta o ano de 2030 para a plena realização da igualdade de género e do empoderamento das mulheres, sem esquecer a plena realização dos seus direitos humanos.

A convergência destas abordagens no ano de 2015 configurou, pois, uma ocasião única que nos faz perceber que o caminho a fazer, a partir de agora, deverá garantir a articulação de esforços e a complementaridade de estratégias para produzir dinâmicas transformadoras, geradoras de mudanças estruturantes e duradoiras.

A eos é membro associado da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.